Eleitores de Ubiratã e Juranda devem obrigatoriamente fazer o cadastramento biométrico

Os eleitores de Ubiratã e Juranda já podem fazer o seu cadastramento biométrico no Fórum Eleitoral de Ubiratã, no horário das 09 às 18 horas. O Tribunal Regional Eleitoral convoca de forma obrigatória todos os eleitores para efetuar o recadastramento. A biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.

Em Ubiratã, esse cadastramento deverá ser feito obrigatoriamente até o mês de agosto, e, a expectativa é de que até lá todos os eleitores sejam cadastrados. Quem não efetuar o recadastramento terá o titulo cancelado. Os jovens que completam 16 anos até a data da próxima eleição também podem comparecer para efetuar o cadastramento.

“Para atender a demanda foram instalados aqui no Fórum diversas cabines para que o cadastro possa ser feito mais rapidamente. O cadastramento dura em média 20 minutos”, diz o responsável pelo Fórum Eleitoral de Ubiratã, Alessandro Martins Sandrini, ressaltando que é de fundamental importância a pessoa estar de posse do título atual, comprovante de residência atual e documento de identidade oficial com foto. O eleitor pode agendar o recadastramento pelo site do TRE: www.tre-pr.jus.br. O Fórum Eleitoral de Ubiratã está localizado na Rua Santos Dumont, 740, próximo a Rodoviária.

A juíza eleitoral da 98ª Zona Eleitoral de Ubiratã e Juranda, Dra. Ana Beatriz, solicita que mesmo os eleitores que já fizeram o cadastramento anteriormente compareçam para verificação. “O não comparecimento poderá acarretar diversas consequências como o cancelamento do título de eleitor, problemas para manutenção e emissão do CPF e passaporte, bem como poderá gerar a suspensão de benefícios sociais”, comentou.

No cadastramento é feita nova foto – digitalizada -, reconhecimento das digitais de todos os dedos das duas mãos e emitido um novo título de eleitor, sendo imediatamente descartado o título anterior. Na oportunidade, o eleitor deverá rever o seu local de votação já que vários foram extintos nos dois municípios. “O eleitor poderá trocar o local de votação para mais perto de sua casa. Evite problemas na hora da votação”, destacou a juiz Ana Beatriz.

Na foto, vemos um belo exemplo de cidadania: o senhor e senhora Mueller, mesmo sem a obrigatoriedade de efetuar o recadastramento e de votar devido a idade – ele tem 98 anos e vai fazer em breve 99, comparecendo  para fazer o recadastramento.

Compartilhe!