Como posso me blindar emocionalmente?

Como posso me blindar emocionalmente?

            Você é o tipo de pessoa que se chateia com tudo?

Se sim, isso significa que você dá muita importância para o que o outro fala. E ao se comportar dessa forma você entrega a ele o poder de te chatear.

            Na vida, não temos controle sobre as circunstâncias que ela nos oferece, mas temos controle sobre a forma de nos posicionarmos frente a essas circunstâncias. Uma maneira  eficiente de manter o equilíbrio frente as situações difíceis é a blindagem emocional.

E como isso funciona?

            Vou deixar aqui 4 dicas para você não permitir que qualquer coisa te magoe: permita-se ficar triste, aprenda a dizer não, saiba lidar com o diferente e seja assertivo.

            Permita-se ficar triste, mas decida quanto tempo isso vai durar. Sofra nesse período, e tão logo ele acabe levante a cabeça e volte para luta.

            Aprenda a dizer não. Primeiro aprenda a dizer não a você mesmo, você não tem que satisfazer todos os seus desejos imediatamente e depois aprenda a dizer não para as outras pessoas, isso porque você não tem que agradar todo mundo.

            Saiba lidar com o diferente. Ou seja, entenda que você é único e jamais existirá outra pessoa igual a você. Por isso, não fique concordando com todo mundo por medo de ser rejeitado. Se não te aceitam como você é, talvez você não deva fazer parte desse grupo. Está tudo bem ser e pensar diferente dos outros.

            Seja assertivo. Isso significa ir direto ao ponto, mas sem ser grosseiro ou arrogante. Isso porque a opinião do outro deve ser importante, mas a sua também o é.

            Exercite essas dicas e não dê a ninguém o poder de te afetar emocionalmente. O Autoconhecimento é uma ferramente poderosa para o equilíbrio emocional, afinal, ninguém é capaz de abalar a blindagem emocional de uma pessoa que se conhece.
Ao se apropriar dos seus pontos fortes e também daqueles que precisam ser desenvolvidos, nada do que o outro fale poderá te atingir.

Sarita Costa Vergueiro

Psicóloga Clínica

Especialista em Gestão de Pessoas

CRP: 04/33559 e 08/IS-595

Compartilhe!