Meteorologistas alertam para possibilidade de neve e chuva congelada no Paraná

Meteorologistas alertam para possibilidade de neve e chuva congelada no Paraná
Frank Lettiere's eyebrows and eye lashes are frozen after walking along Lake Michigan's ice covered shoreline as temperatures dropped to -20 degrees F (-29C) on January 30, 2019 in Chicago, Illinois. - Frostbite warnings were issued for parts of the US Midwest on January 30, 2019, as temperatures colder than Antarctica grounded flights, forced schools and businesses to close and disrupted life for tens of millions. (Photo by JOSHUA LOTT / AFP)

Dois institutos de meteorologia, MetSul e Climatempo emitiram neste domingo (16) alerta de neve e chuva congelada na Região Sul do País prevista para o final da semana com a chegada de uma massa polar intensa.

O alerta abrange o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a região chamada de Planalto de Palmas, no Paraná. A previsão é que os fenômenos podem acontecer entre a quinta (20) e o sábado (22).

“Massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, mas esta será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto. A queda da temperatura será sentida a partir da quarta-feira no Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira será percebida nas demais regiões brasileiras.

A quinta, a sexta e o começo do sábado serão dias de muito frio no Sul do Brasil. Como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades”, diz o comunicado da MetSul.

O instituto alerta que a probabilidade de neve é altíssima e que nos próximos dias as previsões serão atualizadas conforme a movimentação da massa polar.  A MetSul Meteroologia destaca que fenômeno que não se descarta ainda é a ocorrência de chuva congelada e que poderia se dar até em locais até de menor altitude, mesmo ao nível do mar, porque a atmosfera estará extremamente resfriada na segunda metade da semana e este tipo de precipitação pode ocorrer com a temperatura em superfície acima de 5ºC positivos.

Já de acordo com o Climatempo, na quinta-feira (20), a combinação da frente fria, com a forte massa de ar polar e a circulação ciclônica de uma baixa pressão atmosférica, vão favorecer a entrada de ventos muito frios e úmidos na Região, portanto, há possibilidade de neve e chuva congelada nas serras gaúchas e catarinense entre a tarde e a noite da quinta-feira. A sexta-feira, dia 21 de agosto, ainda será bem úmida e fria nas regiões serranas, por isso a previsão de neve e chuva congelada ainda persiste no decorrer do dia.

Fonte: Bem Paraná

Compartilhe!