Governador diz que enviará projeto para acabar com uso obrigatório de máscara ao ar livre no Paraná

Governador diz que enviará projeto para acabar com uso obrigatório de máscara ao ar livre no Paraná

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), disse que pretende encaminhar à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) um projeto retirando a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços abertos. A afirmação foi feita nesta manhã de quarta-feira, 9 de março, durante a assinatura do repasse de mais de R$ 250 milhões à saúde dos 399 municípios do Estado. 

“Nós tínhamos uma preocupação de termos um aumento muito grande pós-Carnaval, isso não está acontecendo e tomara que não aconteça”, disse. Ele detalhou que pretende mandar o projeto hoje ou nos próximos dias para a Alep. “Para que a gente possa retirar a obrigatoriedade em espaços abertos. Claro que dentro de ônibus, em lojas, enfim, pode ainda haver uma restrição”, disse ele.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que, caso proposta seja aprovada, planeja operacionalizar a partir de 16 ou 17 de março a liberação do uso de máscaras ao ar livre em todo o Paraná.

“Vamos hoje bolar uma proposta do governo para a Assembleia Legislativa, revogando a lei, mas claro, depende da aprovação dos deputados”, disse. Beto Preto afirmou ainda que, enquanto isso não ocorre, o comitê da epidemiologia do estado, junto com os municípios do Paraná, através do conselho dos secretários municipais da saúde, seguem com o estudo diário do número de casos. “Pretendemos operacionalizar a partir de 16, 17 de março, se tudo correr bem dentro também dos trâmites legislativos cumprindo todas as normas e todas as leis vigentes”, explicou o secretário.

Compartilhe!