Universitários sofrem queimaduras durante aplicação de trote no Paraná

Universitários sofrem queimaduras durante aplicação de trote no Paraná

Estudantes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) de Palotina sofreram queimaduras causadas por desinfetante de uso veterinário – a popular creolina – durante a aplicação de um “trote”, prática esta proibida pela instituição, na quarta-feira (30).

Conforme o que foi apurado pela reportagem, os calouros estavam na região central da cidade pedindo dinheiro em semáforos, no que é chamado de “pedágio”. Na sequência, eles foram banhados com creolina, produto que em contato com a pele causa queimaduras.

Pelo menos 25 estudantes ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Municipal de Palotina onde passariam por atendimento médico. A Polícia Civil deve instaurar inquérito para apurar quem foram os responsáveis pelo trote.

A direção da UFPR ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Contudo, de acordo com o regulamento do Coun (Conselho Universitário), a aplicação dos chamados trotes é proibida e os infratores devem ser submetidos às normas disciplinares do Regimento Geral da UFPR.

O conselho ressalta ainda que os calouros não são obrigados a participarem de qualquer tipo de atividade realizadas pelos veteranos. Em caso de ameaça ou constrangimento, denúncias podem ser feitas, de forma anônima, à coordenação dos cursos, à ouvidoria ou ao Programa de Repressão à Violência e à Discriminação da UFPR.

Fonte: Catve/Correio do Ar

Compartilhe!