Nos últimos dias surgiram boatos negativos de pessoas mal informadas sobre a sistemática de atendimento ao cidadão que procura uma unidade de saúde a fim de atendimento. Em virtude desses fatos distribuídos de maneira errônea, a Secretaria Municipal de Saúde vem a público falar sobre como deve ser feito o procedimento de acolhimento e verificação da real necessidade do munícipe.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, esclarece quais os passos realizados para que os pacientes tenham uma consulta médica agendada. “Quando a pessoa chega à unidade de saúde, ela é encaminhada primeiramente para enfermeira ou técnica de enfermagem. Essa profissional faz a avaliação física, realiza a pesagem, verifica a diabete, faz a medição da pressão, verifica peso e altura e analisa a queixa do paciente e dependendo do que é relatado há o encaminhamento para o médico ou para outro profissional”, diz a secretária, enaltecendo que conta também com o trabalho dos agentes comunitários de saúde que passam de casa em casa conhecendo a população e entendendo qual a real necessidade de atendimento para que se possa organizar o sistema de saúde pública.
“Percebemos nos últimos anos que não é somente consulta médica que resolve o problema de saúde das pessoas. Entendemos que precisamos de uma equipe que trabalha em conjunto para resolver esses problemas, pois em muitos casos, os pacientes que vão até as unidades de saúde procurar por consultas médicas, não necessariamente precisam de um médico para resolver seu problema, mas sim, necessitam de outros profissionais, como psicólogo, nutricionista, assistente social ou até mesmo da enfermeira. Por isso, há uma triagem realizada pela enfermeira. Essa forma de organização é importante para conseguir fazer com que o atendimento seja resolutivo e qualificado”, comentou Cristiane.
“Em muitos casos, os pacientes que vão até as unidades de saúde se consultar, não necessariamente precisam de um médico para resolver seu problema, mas sim, necessitam de outros profissionais”
Estrutura de especialistas em Ubiratã se reflete em qualidade no atendimento
Atualmente, a estrutura da saúde em Ubiratã oferece para os pacientes que necessitam de atendimento médico especializado, os seguintes profissionais: 02 cardiologistas; 01 gastroenterologista; 02 cirurgiões geral, 02 clínicos geral; 03 pediatras; 02 ginecologistas; 02 ortopedistas; 01 dermatologista; 02 psiquiatras, além de 6 médicos do Programa Saúde da Família e 12 dentistas.
Não há demora e quando há urgência para especialidade, a própria equipe de saúde, lá mesmo na unidade já faz o agendamento para que o paciente não precise se deslocar para agendar essa consulta.
PACIENTES FALAM SOBRE ATENDIMENTO
“Sempre que procuro atendimento médico aqui no Posto de Saúde do Jardim Panorama sou muito bem atendida. As funcionárias marcam as consultas e dá tudo certo. Tem fila, mas não é demorado. O atendimento do médico é muito bom. Tenho problema de coluna e de 6 meses para cá, tenho vindo com frequência nesse posto e nunca voltei sem ser atendida”.
Iva Conceição da Silva, 49 anos
Moradora da Rua das Margaridas – Conj. Novo Ubiratã
“Não tenho nada que reclamar do atendimento nesse posto de saúde, toda vez que venho sou bem atendida. Depois de um acidente, fraturei meu pé, e agora tenho vindo várias vezes aqui. Recebi o atendimento médico do especialista em Ortopedia. Como não estou podendo andar, eu liguei e eles agendaram na hora e foram me buscar de carro em casa e agora vão me levar, então como posso reclamar de algo?”
Tereza de Lima da Silva, 53 anos
Moradora da Rua Donato Felix Leite – Jardim Panorama
“O atendimento aqui no Posto do Boa Vista é bom, mas para marcar consulta tem fila, mas é rápido. Sempre que precisei fui bem atendida. Venho umas 3 ou 4 vezes por mês aqui, pois tenho problema de coração, colesterol, falta de ar e sempre que sinto algo eu estou aqui para consultar”
Rosa Aneda da Silva, 70 anos
Moradora da Rua Goiás
“Procuro o posto de saúde para consultar meus dois filhos, um de 8 e outro de 10 anos e também para fazer o meu Pré-Natal. O atendimento é bom, porém tem que vir bem cedo para marcar a consulta, tem que chegar aqui as 6:30h. Há uma pré-consulta com a enfermeira onde é medido a pressão e feito a pesagem e depois é realizado a consulta com o médico. Sempre que venho aqui consigo consulta, pois quando não tem consulta aqui, eles encaminham para o Posto Central e lá recebo atendimento.
Rosemary Lopes Batista, 32 anos
Moradora da Rua Cerejeiras – Conjunto Boa Vista
“Sempre que preciso, procuro o Posto de Saúde Central e agora como estou fazendo o Pré-Natal tenho vindo aqui com certa frequência. A Agente Comunitária de Saúde passa em casa e agenda a consulta, daí venho na hora marcada. Aqui é ótimo o atendimento médico”
Eliane Martins Pereira, 22 anos
Moradora da Rua Bahia – Vila Recife
“O agendamento é rápido e o atendimento é muito bom. Passamos primeiramente por uma pré-consulta e depois recebemos o atendimento médico. O atendimento do Posto Central aqui na Rua Epitácio ficou melhor pra mim, ficou mais perto de casa e agora já estou na expectativa para o novo posto da Vila Recife que está sendo construído, vai ser muito bom para nós moradores dessa região”
Kelly Daiane Silva Costa, 22 anos
Moradora da Avenida Ascânio Moreira de Carvalho