Após 17 anos, trilhões de cigarras sairão da terra e cantarão em ritual da acasalamento

Após 17 anos, trilhões de cigarras sairão da terra e cantarão em ritual da acasalamento

Um fenômeno raro da natureza está previsto para acontecer neste mês de maio, nos Estados Unidos. Trilhões de cigarras em todo o país, que passaram cerca de 17 anos enterradas, irão emergir e cantarão alto durante um ritual de acasalamento. Conhecido como “Ninhada X”, o evento deve acontecer em pelo menos 15 estados, incluindo Nova York e Indiana.

As cigarras da espécie magicada possuem um ciclo de amadurecimento que dura entre 13 e 17 anos. Quando estão prontas para acasalar, elas saem da terra todas juntas e vão para as copas das árvores. Durante o ritual, os machos cantam em um nível desagradável aos ouvidos humanos para atrair a atenção das fêmeas. Segundo biólogos, o canto de um macho dessa espécie pode atingir até 100 decibéis, o equivalente a uma turbina de avião.

Depois do ciclo de acasalamento, as fêmeas botam seus ovos. Quando os filhotes nascem, eles voltam a se enterrar e ali permanecem, pois mais 17 anos, até concluírem o amadurecimento.

Inicialmente, o fenômeno estaria previsto para o fim do mês de maio. Entretanto, cientistas acreditam que o aumento na temperatura do solo, ocasionada pelo aquecimento global, pode ter antecipado esse ciclo em algumas semanas.

Fonte: GMC OLINE

Publicidade:

Compartilhe!