Historeando: “O Beijo da vida”

Historeando: “O Beijo da vida”

“Há amigos que não são amigos, e há amigos que são mais do que irmãos.”

A foto premiada de 1967, tirada por Rocco Morabito, foi intitulada ?? O Beijo Da Vida “. Mostra dois operadores elétricos, Champion Randall e JD Thompson, na parte superior de um poste de eletricidade. Eles tinham feito a manutenção de rotina quando Champion rasgou uma das linhas de baixa tensão na parte superior do poste de eletricidade. Mais de 4.000 volts entraram no seu corpo e instantaneamente parou o seu coração (uma cadeira elétrica utiliza cerca de 2.000 mil volts).

Seu anel de segurança evitou uma queda, e Thompson, que estava abaixo dele, rapidamente fez e a respiração boca a boca. Não foi capaz de realizar a reanimação cardiorrespiratória, tendo em conta as circunstâncias, mas continuou a respiração boca a boca, mantendo os pulmões de Champion ativos até sentir uma leve pulsação, então desabrochou o arnês e desceu com ele sobre o ombro.

Thompson e outros trabalhadores realizaram RCP no chão , cuja respiração e ritmo cardíaco foram gradualmente restaurados. Depois os paramédicos chegaram e a recuperação dele foi completa. O seu companheiro salvou a vida de Champion.

Ele sobreviveu e viveu até 2002, quando morreu de insuficiência cardíaca na idade de 64 anos. Thompson continua vivendo.

A fotografia foi publicada em jornais de todo o mundo, e venceu o Prêmio Pulitzer em 1968. Há amigos que não são amigos, e há amigos que são mais do que irmãos.

Publicidade:

Compartilhe!