Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Setor de Educação Ambiental, realizou uma ação de conscientização junto aos comerciantes do Calçadão da Avenida Brasil. O objetivo é garantir que o lixo seja descartado corretamente nos containers e lixeiras subterrâneas instalados no centro da cidade, evitando acúmulo, mau cheiro e problemas de limpeza.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio, a prefeitura identificou que muitos comerciantes e moradores ainda não estão seguindo as orientações sobre horários e tipos de resíduos. “Vamos intensificar os trabalhos de educação ambiental para mantermos a cidade limpa e organizada”, afirmou.
No trecho entre as ruas Sete de Setembro e Antônio Alves Massaneiro, há 12 containers convencionais e quatro lixeiras subterrâneas, cada uma com capacidade para dois mil litros. A orientação é que resíduos orgânicos, principalmente dos estabelecimentos alimentícios, sejam depositados nas lixeiras subterrâneas. Isso ajuda a evitar mau cheiro e impede que animais ou pessoas rompam as sacolas em busca de recicláveis.
O assessor de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, José Carlos da Costa, conhecido como Cocão, pediu a colaboração dos comerciantes: “Pedimos que o comércio nos ajude a fazer esse descarte da forma correta”.
A comerciante Josiane Mello aprovou a iniciativa. “Nós precisamos juntos deixar nossa cidade mais limpa e organizada”, comentou.
A coleta de resíduos orgânicos no Calçadão acontece diariamente à noite, entre 19h30 e 22h. A recomendação é que o lixo seja colocado nos containers apenas a partir das 17h, para evitar acúmulo e problemas como mau cheiro ou incêndios.
Uma novidade começa a valer a partir da próxima segunda-feira (25): a coleta seletiva de recicláveis, que antes era feita duas vezes por semana, passará a ser diária, das 9h às 10h30. “Os comerciantes devem deixar os recicláveis em frente aos estabelecimentos nesse horário para o caminhão da coleta seletiva”, explicou Indialara Tassiana Rossa, responsável pelo setor de educação ambiental.
A Secretaria de Meio Ambiente reforça que é proibido misturar recicláveis com lixo orgânico nos containers e que o lixo orgânico deve ser colocado em sacos bem fechados.

