O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, e o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Félix, estiveram na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro, em visita institucional ao Secretário de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira. O encontro teve como tema central a situação de Rio Bonito do Iguaçu, município fortemente atingido pelos recentes eventos climáticos extremos.
Durante a reunião, o PGJ apresentou um panorama das ações iniciais adotadas pelo Ministério Público do Paraná, conduzidas por diferentes unidades da instituição e articuladas diretamente pela Administração Superior. Ele destacou o trabalho do Grupo Especial de Atuação e Prevenção em Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (Gepclima), além da atuação dos Promotores de Justiça da região, especialmente da comarca de Laranjeiras do Sul, que têm prestado suporte contínuo à população, inclusive com plantão em Rio Bonito.
Zanicotti agradeceu a integração entre as forças de segurança do Estado e ressaltou que a resposta rápida do Governo do Paraná, mobilizando as forças policiais e demais estruturas da Secretaria, fez a diferença concreta no atendimento às famílias e na reorganização dos serviços essenciais.
O secretário apresentou o conjunto das ações realizadas pela Sesp no município e a mobilização das equipes estaduais no âmbito local.
Atuação integrada
Durante o encontro, Francisco Zanicotti destacou a importância da integração entre as instituições para o fortalecimento da segurança pública no Paraná. Ele citou as reuniões realizadas na última semana em Brasília, com o Ministro Alexandre de Moraes, sobre o projeto de lei do Marco do Crime Organizado (PL 5582/2025), que ganha força no Congresso.
Moraes é relator daquela que ficou conhecida como a ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) das Favelas, que determina as regras para as operações policiais em comunidades pobres.
MP em Movimento
Ao receber as informações sobre a próxima edição do MP em Movimento, que será realizada em Foz do Iguaçu nos dias 26 e 27 de novembro, o secretário destacou a importância da iniciativa, que tem auxiliado a Sesp no mapeamento das necessidades regionais e no fortalecimento da articulação com as estruturas de segurança pública no interior do Estado.
Zanicotti também agradeceu o apoio institucional da Secretaria de Segurança ao ceder o imóvel localizado no Centro Cívico para as atividades institucionais do MPPR.
