O Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) realizará, neste domingo (01/03), o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e de Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ).

O processo seletivo oferece 9.590 vagas temporárias, sendo 1.110 vagas para a função de Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ), e outras 8.480 para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM).

A aplicação das provas está mantida para todo o Brasil e o Instituto está acompanhando os desdobramentos das chuvas, principalmente em Minas Gerais e no Maranhão.

Nos municípios de Juiz de Fora/MG e Itapecuru Mirim/MA, houve atualização do endereço do local de prova. Os candidatos inscritos para realização da prova nessas localidades deverão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) atualizado, disponível na página do processo seletivo, por meio do link: https://conhecimento.fgv.br/concursos/pssibge25. A consulta deve ser realizada na opção “Consulta ao Local de Prova”.

Aplicação das provas está mantida para todo o Brasil. Nos municípios de Juiz de Fora/MG e Itapecuru Mirim/MA, houve atualização do endereço do local de prova. – Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Todos os locais da realização das provas já estão disponíveis e podem ser acessados pela página eletrônica do certame, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a banca organizadora. Basta clicar em Consulta ao Local de Prova e digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O candidato deve baixar ou imprimir o cartão de confirmação de inscrição contendo o endereço de sua sala. É de responsabilidade exclusiva do candidato consultar a informação.

Sobre os Cargos

Para os dois casos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

A previsão de duração máxima da contratação é de até um ano, podendo ser prorrogada, desde que o prazo total não exceda a três anos.

A remuneração para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) será de R$ 2.676,24 e para o cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade será de R$ 3.379,00 mensais.

Entre as atribuições da função de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) estão: visitar domicílios e estabelecimentos de qualquer natureza, tais como comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos para a coleta de dados para pesquisas estatísticas.

Já o cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ) é responsável por organizar, planejar, executar e gerenciar as atividades desenvolvidas nas agências de coleta, garantindo o cumprimento das atividades estabelecidas no cronograma de trabalho para as pesquisas e levantamentos.

Aplicação das Provas

A prova objetiva de cada um dos cargos do concurso IBGE, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 60 pontos.

Para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM), as questões de múltipla escolha cobrarão conhecimentos de língua portuguesa, geografia, raciocínio lógico matemático, noções de informática e ética no serviço público.

Já para o cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ), haverá questões de língua portuguesa, geografia, raciocínio lógico matemático, noções de informática, ética no serviço público e noções de administração e situações gerenciais.

As provas terão duração de três horas, no próximo domingo (01/03), e serão aplicadas em turnos diferentes, seguindo o horário de Brasília, a depender do cargo:

1) Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM)

· abertura dos portões: 6h30;

· fechamento dos portões: 7h30;

· início da prova: 8h;

· término da prova: 11h.

2) Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ):

· abertura dos portões: 12h30;

· fechamento dos portões: 13h30;

· início da prova: 14h;

· término da prova: 17h.

Fonte do Artigo