A morte de Yuris Cristel Camila García Manrique, de 28 anos, após um acidente em uma atração aquática em um parque turístico no nordeste da Colômbia provocou comoção e levantou questionamentos sobre as condições de segurança desse tipo de estrutura. O caso ocorreu na quinta-feira (5) no parque Entre Flores, na vila de Iscala Sur, zona rural de Chinácota, no departamento de Norte de Santander.

Nas últimas horas, imagens que circulam nas redes sociais mostram os momentos que antecederam o acidente. No vídeo, a jovem aparece se preparando para descer o chamado “tobogã radical”, acompanhada por familiares e orientada por funcionários do local.

Vídeo mostra últimos momentos de mulher que morreu após acidente em tobogã na Colômbia

Visivelmente apreensiva, García Manrique pergunta se haveria alguém para recebê-la ao final da descida. Uma pessoa responde que sim, na piscina. Em seguida, um funcionário responsável pela atração orienta: “Sempre de costas, pernas cruzadas e segure firme, ok? Não tenha medo”, antes de iniciar a descida.

Durante o percurso, o vídeo registra um estrondo. Em meio à gravação, uma pessoa reage dizendo que algo havia se desprendido, enquanto outra voz afirma que alguém estaria morto. As imagens terminam logo após o impacto, em meio à reação de choque de quem estava no local.

Segundo testemunhas, García Manrique perdeu o controle ao sair do tobogã a uma altura estimada de cerca de cinco metros e colidiu com parte da estrutura da atração. Pessoas que presenciaram o acidente prestaram os primeiros socorros e a levaram em um veículo particular para a cidade de Cúcuta, em busca de atendimento médico. Ela, no entanto, morreu durante o trajeto, devido à gravidade dos ferimentos.

Natural do município de Tibú, a jovem visitava o parque acompanhada de familiares e amigos. A divulgação do vídeo nas redes sociais ampliou a repercussão do caso e gerou milhares de comentários sobre as circunstâncias do acidente.

Após o episódio, a empresa responsável pelo parque, Entre Flores SAS, divulgou um comunicado oficial por meio de sua equipe jurídica, representada pelo advogado Óscar Horacio Giraldo Reyes e pelo escritório Jaimes Chía y Abogados Asociados. No texto, a companhia afirma lamentar profundamente o ocorrido e expressa solidariedade à família da vítima.

A administração também informou que acionou os protocolos de emergência previstos e declarou estar colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação. Segundo o comunicado, o parque fornecerá todas as informações necessárias para o esclarecimento do caso e não fará novas declarações sobre as possíveis causas do acidente até que um relatório oficial seja divulgado.

A morte de García Manrique, registrada em vídeo e amplamente compartilhada nas redes sociais, reacendeu o debate sobre a segurança de atrações turísticas radicais, enquanto as autoridades seguem investigando as circunstâncias do acidente.

Fonte do Artigo