A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (19), a proibição da comercialização, distribuição e uso de lotes da fórmula infantil Aptamil Premium 1 – 800g, fabricada pela Danone.
A medida foi adotada após a própria empresa comunicar o recolhimento voluntário do produto. De acordo com a Resolução (RE) 1.056/2026, publicada no Diário Oficial da União (DOU), análises laboratoriais identificaram a presença da toxina cereulida em unidades destinadas a lactentes de até 6 meses.
Devem ser recolhidos os seguintes lotes:
- 2026.09.07 (fabricado em 08/03/2025)
- 2026.10.03 (fabricado em 03/04/2025)
- 2026.09.09 (fabricado em 10/03/2025)
A cereulida é uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus e pode causar sintomas como vômitos persistentes, diarreia e letargia. Em casos mais graves, a criança pode apresentar dificuldade de reação e redução da atividade.
Orientação aos consumidores
A recomendação é que pais e responsáveis verifiquem o número do lote na embalagem do produto. Caso pertença a um dos lotes citados, a fórmula não deve ser utilizada ou oferecida ao bebê. Outros lotes do mesmo produto não foram afetados.
Para informações sobre troca ou devolução, o consumidor deve entrar em contato diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Danone.
Se houver ingestão do produto e surgirem sintomas, a orientação é buscar atendimento médico imediato. É importante informar qual alimento foi consumido e, se possível, apresentar a embalagem durante a avaliação.
