Encontrado após cinco dias de buscas, o jovem Roberto Farias Thomaz percorreu cerca de 20 quilômetros até chegar a outro ponto de referência das trilhas próximas ao Pico Paraná. A distância é mais que o dobro do percurso tradicional de ida até o cume do pico, que tem aproximadamente 8 quilômetros. “Foi por Deus”, disse o jovem em ligação com a família após ser encontrado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Roberto foi localizado na trilha do Cacatu na manhã desta segunda-feira (5/1). Informações sobre possíveis pedidos de socorro na encosta do Camelos, cume vizinho ao Pico Paraná, ajudaram a direcionar as equipes no último dia de buscas.

Desde o desaparecimento, o jovem estava sem celular, sem pertences pessoais e com pouca comida. Roberto atuava como técnico de segurança do trabalho, além de trabalhar como bombeiro civil e socorrista resgatista, o que pode ter contribuído para sua resistência durante os dias em área de mata fechada.

"Live" mostra Roberto após ser encontrado pelas equipes de resgate
“Live” mostra Roberto após ser encontrado pelas equipes de resgate. Foto: Reprodução/Instagram.

Após ser encontrado, o jovem foi resgatado com vida e encaminhado ao hospital de Antonina. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde ou as condições em que ele foi localizado. 

“Ele chegou sozinho ao Cacatu, próximo ao Pico Paraná, caminhando mais de 20 km e foi encontrado depois de cinco dias de busca, mais de 100 bombeiros e 300 voluntários todos os dias, em um trabalho bastante complexo”, informou o tenente-coronel Ícaro Gabriel, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST). 

A operação de resgate mobilizou equipes especializadas ao longo de cinco dias. Participaram das buscas montanhistas experientes e trilheiros com conhecimento da região, além do uso de drones e câmeras térmicas para o mapeamento de áreas de difícil acesso. 

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!

Source link