O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo Regional de Londrina (Norte Central do estado) do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 12 de março, a segunda fase da Operação Off Label, que apura possíveis crimes relacionados ao comércio ilegal de medicamentos para emagrecimento proibidos no Brasil. Entre os investigados estão dois policiais civis: um afastado das funções e outro aposentado. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP do Rio de Janeiro, da Polícia Civil de Londrina e da Corregedoria-Geral da Polícia Civil.
Áudio do Delegado de Polícia Ricardo Jorge Rocha Pereira Filho, que atua no Gaeco de Londrina
Também foram cumpridos mandados de prisão contra outro policial, aposentado (em Cascavel), e um suspeito de Foz do Iguaçu. Além disso, houve cumprimento de ordens de busca e apreensão em sete endereços residenciais de Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel e Rio de Janeiro.
Diligência falsa – O inquérito policial foi instaurado no início do ano, após a localização no interior de um ônibus intermunicipal, em 27 de janeiro, de um pacote contendo aproximadamente 100 ampolas do remédio Tirzepatida, de procedência ignorada. O uso do medicamento é proibido no Brasil por resoluções da Anvisa.
Conforme apurado, no dia seguinte à localização do material, o policial afastado investigado teria usado sua arma de fogo e distintivo falso para coagir funcionários da empresa de transporte. Sob o pretexto de realizar uma diligência oficial, ele teria subtraído o material ilícito que havia sido retido pela empresa, avaliado em aproximadamente R$ 70 mil em valor de mercado.
Nova etapa – Na 1ª fase da operação, deflagrada em 6 de fevereiro, foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão, e duas pessoas foram presas – entre elas, o policial civil de Londrina, afastado das funções, detido desde então pela prática dos crimes de roubo majorado por concurso de pessoas e uso de arma de fogo e distribuição e venda ilegal de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.
As buscas desta segunda etapa visam à apreensão de medicamentos de origem estrangeira, drogas ilícitas e valores em espécie, além de dispositivos eletrônicos e documentos que possam comprovar a materialidade e a autoria dos delitos sob investigação.
Notícia anterior:
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
