
A corrida pelas 16 vagas na chave masculina do Australian Open, via torneio de qualificação, começou neste domingo (11), no horário de Brasília, manhã de segunda-feira (12), em Melbourne.
E a primeira vitória brasileira veio com o paulista Gustavo Heide, que bateu o britânico Jay Clarke por 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/3, em uma hroa e 52 minutos.
O brasileiro precisou de apenas três quebras de saque para conquistar a vitória diante do 170 º do ranking. A primeira veio no quarto game do set inicial.
Já na segunda parcial, Heide derrubou o saque de Clarke no terceiro e nono games, repetindo o 6 a 3, e garantindo a vitória e a classificação para a segunda rodada.
O próximo rival do brasileiro será o croata Dino Prižmić, campeão júnior de Roland Garros em 2023, que eliminou o argentino Genaro Olivieri por 6/1 e 6/4.
Número 230 da classificação da ATP, Gustavo Heide busca disputar o segundo Grand Slam da carreira. Em 2024, ele furou o quali de Roland Garros e parou na estreia, diante do argentino Sebastián Báez.
Outros dois brasileiros entram em quadra nesta segunda. O pernambucano João Lucas Reis encara o português Henrique Rocha e o paranaense Thiago Wild pega o equatoriano Álvaro Guillén Meza.
