Walter Mueller nasceu no município de Rodeio, Santa Catarina. Era filho de agricultores. Em 1945, ele saiu da casa dos pais em busca de emprego em Blumenau_SC, mas foi em Indaial que conseguiu um trabalho em uma oficina que oferecia serviços de tornearia e ferraria. Depois de trabalhar algum tempo nessa área e ter uma experiência como motorista de caminhão, em 1949 ele comprou uma ferraria em Timbó_SC, onde eram fabricados implementos agrícolas e carrocerias de caminhão.

À época, Walter leu uma reportagem que falava que os europeus que vinham para o Brasil, devido à guerra, sentiam falta de eletrodomésticos, especialmente lavadoras de roupa. Na década de 50 com a ajuda de um marceneiro, montou a primeira máquina de lavar roupas de madeira. Inspirou-se em reportagens de revistas estrangeiras que exibiam o modelo da máquina. As revistas chegavam por meio de viajantes que vinham visitar parentes radicados no Brasil.
Nascida de um barril de madeira agregado a um motor elétrico e algumas engrenagens, a máquina começou a chamar a atenção das pessoas e a antiga ferraria começou a se transformar em uma fábrica. Até o ano de 1978, a empresa Mueller foi produtora de apenas um tipo de produto, a Pioneira. Neste mesmo ano, foi lançada uma versão da mesma máquina, só que em fibra de vidro, que ainda é produzida pela empresa, só que agora em plástico. Em 2019, o produto ganhou uma edição limitada da Linha Retrô Mueller. No primeiro ano foram vendidas três máquinas, no segundo, foram sete, no terceiro foram 35. Com o aumento dos pedidos, Walter concentrou a produção da empresa em máquinas de lavar
Walter Muller faleceu em 2015, aos 91 anos de idade, vítima de câncer, em sua residência, em Timbó_SC. Atualmente com 1,5 mil colaboradores, a Mueller produz lavadoras automáticas e semiautomáticas, motores, condutores elétricos etc. Estes produtos são exportados para América Latina, África, Ásia e Oceania, além de todo o Brasil. Controlada por herdeiros e sócios de Walter Mueller e de Rolando Mueller, irmão e sócio de Walter, a gestão da empresa é 100% profissionalizada.
No caso do sr.Walter Mueller, o começo dos negócios foi ainda mais desafiador, pois, vindo diretamente da roça, com estudos completos apenas até a quarta série e tendo aprendido a profissão de ferreiro, decidiu ter o seu próprio negócio, mostrando desde cedo sua veia empreendedora .
