O Ministério Público do Paraná comemorou o Dia Nacional do Ministério Público – celebrado em 14 de dezembro – com uma tarde de atividades dedicada à reflexão, integração e reconhecimento dos resultados do trabalho institucional e do impacto da atuação na vida da população paranaense. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 12 de dezembro, na sede da instituição, em Curitiba, reunindo membros, servidores, residentes, estagiários, terceirizados e autoridades convidadas, entre elas o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.
Na abertura das comemorações, o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, ressaltou que “o MPPR se colocou em movimento em 2025”, em referência ao projeto MP em Movimento, da Procuradoria-Geral de Justiça. Ele explicou que a iniciativa levou a instituição a atuar de forma ainda mais presente junto à população, com foco nos que mais precisam – da promoção da justiça social ao enfrentamento de crimes, passando pelo esforço para reduzir filas de cirurgias eletivas, fortalecer a proteção de crianças e adolescentes, combater o racismo, entre outras ações.
Zanicotti ressaltou que esse avanço só é possível de maneira coletiva e afirmou que todos os integrantes fazem esse movimento ser significativo para os mais vulneráveis. Em complemento, observou que a ação institucional ganha sentido quando sustentada por um objetivo. “Tão importante quanto fazer algo é saber por que fazer. Quando fazemos com o propósito de servir o próximo com amor, há significado e fica um legado”, disse.
Reforço à segurança pública
Um dos momentos de destaque da programação foi a entrega simbólica de dez viaturas e dez fuzis ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), parte da programação que contou com a presença do Governador do Estado.
A entrega foi realizada pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira ao Promotor de Justiça Jorge Fernando Barreto da Costa, que representou o Gaeco na ocasião. Os novos veículos reforçarão a atuação do Gaeco e, consequentemente, contribuirão para o fortalecimento da segurança pública no Paraná.
Resultados do MP em Movimento
Na sequência, foram apresentados os resultados do MP em Movimento, iniciativa conduzida pela Procuradoria-Geral de Justiça que percorreu diferentes regiões do Estado levando o centro decisório do Ministério Público para mais perto dos Municípios.
A ação promoveu diálogos diretos entre Promotores de Justiça, gestores públicos e outras autoridades, com foco na busca de soluções efetivas para demandas regionais, especialmente nas áreas de saúde, segurança pública, meio ambiente e educação. Saiba mais.
Autoridades presentes
Compuseram as mesas diretiva e de honra o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti; o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Cury; o Presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivens Zschoerper Linhares; a Vice-Presidente da OAB Paraná, Graciela Iurk Marins; o Corregedor-Geral do MPPR, Paulo Sergio Markowicz de Lima; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Felix, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus de Souza Signorini; a Ouvidora-Geral, Lúcia Inez Giacomitti Andrich; o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Fernando da Silva Mattos; a Promotora de Justiça Simone Maria Tavarnaro, representando a Fundação Escola do Ministério Público (Fempar); o Presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público do Paraná (Assemp-PR), Vitor Alberto Fontoura Rodrigues; e a Presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Paraná (Sind-MP), Elis Regina Slomski. Também estiveram presentes secretários de estado de diversas áreas.
Discursos
Na abertura do evento, o Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Fernando da Silva Mattos, ressaltou que o Dia Nacional do Ministério Público expressa a responsabilidade que a instituição assume perante a sociedade, a democracia e a dignidade humana e que “traduz resistência institucional, luta democrática e afirmação de que a justiça não pode ser privilégio de poucos, mas direito de todos”.
O Corregedor-Geral do MPPR, Paulo Sergio Markowicz de Lima, também fez uso da palavra para fazer um agradecimento especial aos servidores da instituição. “O trabalho de vocês é indispensável e muito contribui para que o Ministério Público do Paraná seja um dos melhores do Brasil.”
Palestra com Waldemar Niclevicz
O montanhista e escalador paranaense Waldemar Niclevicz – primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest, além do K2 e dos Sete Cumes do Mundo – foi um dos convidados especiais da programação. Em sua palestra “Conquistando o seu Everest: lições da conquista brasileira do Everest para o sucesso profissional”, Niclevicz compartilhou reflexões sobre superação, preparo, resiliência e desempenho.
Niclevicz iniciou sua palestra exibindo imagens da conquista do Everest, realizada por ele há 30 anos, em 1995. Ao rememorar a experiência, destacou a importância de reconhecer previamente os desafios que cada pessoa precisa enfrentar ao “escalar o seu próprio Everest”. Ressaltou ainda o respeito à cultura dos lugares por onde passa e provocou o público ao questionar se já haviam imaginado realizar o maior sonho de suas vidas e como vivências tão intensas podem deixar marcas profundas.
Niclevicz também enfatizou que metas ambiciosas exigem treinamento, preparação, perseverança, dedicação, planejamento rigoroso, uma boa equipe e equilíbrio emocional para tomar decisões difíceis. A partir da trajetória no Everest, fez um paralelo com o trabalho desenvolvido pelos integrantes do Ministério Público, lembrando que todos carregam um “Everest interno”, igualmente desafiador de ser vencido. Declarou sentir orgulho de representar o Brasil como alpinista e observou que, embora a tecnologia seja importante, nenhuma inovação substitui o valor humano.
Homenagem aos aposentados
A cerimônia também contou com uma homenagem aos aposentados de 2025 (confira o vídeo) e com a entrega da Medalha do Mérito Institucional, concedida aos integrantes que atuaram por mais de 40 anos no MPPR.
Os homenageados receberam diplomas assinados pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, em reconhecimento à trajetória exemplar, à dedicação ao serviço público e à contribuição para o fortalecimento da atuação institucional em defesa dos direitos da sociedade paranaense.
Foram homenageados os Procuradores de Justiça João Carlos da Silveira (com 48 anos de atuação), também agraciado com a Medalha do Mérito Institucional, Paulo César Busato (35 anos) e Samir Baruki (33 anos), além do servidor Fernando Coelho de Oliveira (26 anos) e da servidora Adriana Koplin (24 anos).
Prêmio Prata da Casa 2025
Em sua 12ª edição, o concurso Prata da Casa reconheceu boas práticas que impulsionam inovação, criatividade e aprimoramento dos resultados na atuação ministerial. Neste ano, foram 52 iniciativas inscritas em três categorias estratégicas.
Atrações musicais
A programação cultural começou com o Julião Boêmio Trio, formado pelos professores do Conservatório de MPB de Curitiba: Julião Boêmio, no cavaquinho, Luis Ivanqui, no violão de sete cordas, e Luis Rolin, no pandeiro. O trio abriu o evento com um repertório de clássicos da música popular brasileira, criando um clima acolhedor para as atividades da tarde.
Na segunda parte do evento, a Banda da Polícia Militar tocou o Hino Nacional e o Hino do Estado do Paraná e, para fechar o dia com clima festivo, o Coral MP Encanta apresentou uma cantata de Natal especialmente preparada para a ocasião, com o reforço dos músicos convidados Ed Marques, no violão, e Daniela Chagas, no violino.
Realização
O Dia Nacional do Ministério Público foi promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça, por meio da Escola Superior do MPPR, com apoio da Assessoria de Comunicação e do Cerimonial. O evento contou com patrocínio da Associação dos Servidores do Ministério Público do Paraná (Assemp-PR), da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), da Fundação Escola do Ministério Público (Fempar) e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Paraná (Sind-MP).
