A guia para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 pode ser emitida a partir desta quinta-feira. O Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj) pode ser acessado no site https://ipva2026.fazenda.rj.gov.br/. Este ano, proprietários de cerca de 3,3 milhões de veículos terão que pagar IPVA. Já os prazos para o licenciamento anual de veículos só começam em maio (leia as datas e o preço mais abaixo na reportagem).

Para saber o valor que você vai pagar de IPVA e emitir a guia, deve-se obter o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ). O boleto é emitido exclusivamente pelo site da Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ), no link https://ipva2026.fazenda.rj.gov.br/.

Uma vez no site, é preciso clicar na opção “Emissão DARJ IPVA” e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Os pagamentos podem ser feitos via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por meio de código de barras, em bancos parceiros da Secretaria estadual de Fazenda (Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob).

Se o pagamento for via Pix, o contribuinte deverá conferir se constam o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”.

O governo alerta os contribuintes para evitarem usar sites de busca para não cair em páginas criadas por golpistas. A recomendação é digitar o endereço diretamente no navegador.

Calendário de pagamento do IPVA

Os pagamentos do IPVA de 2026 começam no dia 21 deste mês. Nesta data, vence a cota única — ou a primeira parcela — para os proprietários de veículos com placas de final 0. O contribuinte poderá optar pelo pagamento integral, com desconto de 3%, ou pelo parcelamento em três prestações mensais, sem redução no valor total.

Calendário IPVA 2026

Final de placa 1ª parcela ou cota única 2ª parcela 3ª parcela
0 21 de janeiro 20 de fevereiro 23 de março
1 22 de janeiro 23 de fevereiro 26 de março
2 23 de janeiro 24 de fevereiro 27 de março
3 26 de janeiro 25 de fevereiro 30 de março
4 27 de janeiro 26 de fevereiro 31 de março
5 28 de janeiro 27 de fevereiro 1º de abril
6 29 de janeiro 2 de março 6 de abril
7 30 de janeiro 3 de março 7 de abril
8 2 de fevereiro 4 de março 8 de abril
9 3 de fevereiro 6 de março 9 de abril

Qual foi o reajuste do IPVA 2026?

Segundo a Sefaz, a variação média dos preços de referência foi de apenas 1,01%. Para os automóveis, esse percentual foi ainda menor, de 0,5%. Além disso, por conta da variação do mercado, não houve aumento de alíquota em relação ao ano anterior, informou a pasta.

IPVA: como pagar com desconto?

Como já aconteceu em outros anos, o IPVA poderá ser quitado à vista, com desconto de 3%, ou em três cotas mensais iguais, sem abatimento. O cronograma de pagamentos começará no dia 21 de janeiro, com o vencimento da cota única ou da primeira parcela para os veículos com placas terminadas em 0.

O imposto anual é calculado sob diferentes alíquotas, de acordo com o combustível utilizado pelos veículos. Para modelos flex, o percentual corresponde a 4% do valor venal.

Donos de motocicletas pagam o equivalente a 2%. Proprietários de automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) têm IPVA de 1,5%. Por fim, a alíquota para carros movidos exclusivamente a energia elétrica é de 0,5%.

No caso dos utilitários — veículos que transportam carga e pessoas — o critério é o número de indivíduos que o veículo transporta. Aqueles que comportam até três pessoas (motorista e dois passageiros), a alíquota aplicável é de 3%. Para os veículos que transportam mais de três, o percentual passa a ser de 4%.

A cobrança do IPVA considera os preços de mercado calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por volta de agosto/setembro de cada ano.

Veja se vale a pena pagar à vista

O GLOBO preparou uma calculadora que ajuda o contribuinte a decidir pelo pagamento em cota única ou parcelado. Confira abaixo:

Basta inserir o valor do IPVA (sem ponto), o desconto oferecido em seu estado e em quantas parcelas é possível pagar para checar qual opção é mais vantajosa. Os cálculos, feitos pelo C6 Bank, consideram quanto o contribuinte poderia ganhar aplicando o dinheiro que gastaria no pagamento à vista do IPVA num rendimento de renda fixa.

Com a alta dos juros no país — a taxa básica Selic está em 15%, o maior patamar em quase dez anos — aplicações em renda fixa estão dando um retorno maior. Mesmo assim, na maioria das vezes, vale mais a pena pagar à vista.

Antes de mais nada, é preciso saber se o contribuinte tem dinheiro disponível para arcar com essa despesa sem comprometer seu orçamento. É preciso lembrar que agora, no início do ano, há outros gastos sazonais, como o IPTU e, para algumas famílias, o material escolar dos filhos.

Por outro lado, é preciso considerar o comportamento do contribuinte. Pagar logo pode ser uma opção para evitar esquecimentos no futuro.

Calendário de licenciamento

O calendário para o licenciamento anual de veículos divulgado pelo Detran está organizado de acordo com o número final da placa, em três prazos distintos. Até o fim desses prazos (confira abaixo), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2025 continua válido:

  • Final de placa 0, 1 e 2 => Até 31/05/2026
  • Final de placa 3, 4 e 5 => Até 30/06/2026
  • Final de placa 6, 7, 8 e 9 => Até 31/07/2026

O licenciamento 2026 será feito de forma 100% digital. Para isso é necessário pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT) no valor total de R$ 293,71. A guia de pagamento deve ser gerada acessando o site do Bradesco (www.bradesco.com.br).

Para fazer o licenciamento é necessário ter quitado integralmente Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas de trânsito vencidas. Mesmo débitos de anos anteriores impedem a emissão do documento.

Após pagar a taxa o documento digital de licenciamento poderá ser acessado via Posto Digital Detran RJ (no site detran.rj.gov.br), no aplicativo CNH do Brasil ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Para isso, é necessário ter cadastro ao Gov.br, o portal do governo federal para documentação em geral. A solicitação de impressão do CRLV-e deve ser feita em postos de vistoria do Detran RJ.

Confira o passo a passo para obter o documento 2026:

Pessoa física – Pelo Posto Digital Detran RJ

  • Entre no site do Detran RJ (www.detran.rj.gov.br) e clique na aba Posto Digital na barra superior
  • Clique em ‘Acessar o Portal’ via gov.br; nas telas seguintes informe CPF e senha
  • No Posto Digital, clique na aba ‘Veículos’
  • Selecione o veículo a ser consultado
  • Na aba Documentos Digitais, clique em ‘Emitir CRLVe’
  • Imprima o documento digital em papel A4 ou salve em PDF para usá-lo no celular, no notebook ou em outras plataformas.

Pessoa física – Pelo aplicativo CNH do Brasil

  • Instale o app CNH do Brasil no seu celular
  • Cadastre o usuário. Uma vez instalado o app, abra e selecione: ‘Entrar com gov.br’.
  • Na tela seguinte, informe CPF e selecione ‘Próxima’
  • Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em ‘Entrar com gov.br’.
  • Baixe o CRLV digital
  • Faça o login
  • Selecione ‘Veículos’
  • Informe o número do Renavam e o número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 11 caracteres)
  • Selecione ‘Incluir’ e estará pronto o seu CRLV digital
  • Pelo menu ‘Meus veículos’ no Portal de Serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito)
  • Requisitos: Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.
  • Acesse o Portal de Serviços da Senatran
  • Clique em ‘Entrar com gov.br’, depois selecione “Certificado digital”
  • Na tela inicial clique em ‘Meus Veículos’
  • Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica
  • Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos ‘pdf’ ou ‘p7s’
  • O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4.

Source link