Verão em Porto Alegre combina passeios ao ar livre, boa gastronomia e experiências enoturísticas.

Porto Alegre é uma das capitais brasileiras muito associadas ao verão e ao litoral, com suas praias calmas e muitos turistas. No entanto, a capital gaúcha pode oferecer muito mais a visitantes e moradores durante as férias de verão do que apenas praias bonitas.

A cidade combina áreas verdes, vida cultural e gastronomia de ponta em roteiros flexíveis que podem ser aproveitados desde casais em passeios românticos até férias em família com crianças.

Passeios culturais e ao ar livre para aproveitar o calor

Os dias de verão em Porto Alegre são perfeitos para aproveitar ao ar livre em alguns dos muitos parques da cidade. Os locais que merecem destaque são o Parque Farroupilha, os Moinhos de Vento e a Marinha do Brasil, que contam com bastante espaço livre e atividades para a família toda.

Para quem busca por passeios culturais, a cidade é repleta de museus e centros culturais que podem atender a todos os tipos de interesse – alguns com exposições e programações especiais para o período de férias de verão.

Os principais destaques entre museus e centros culturais são a Casa de Cultura Mario Quintana, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Santander Cultural, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e o Museu da UFRGS.

Gastronomia local: sabores que valem a viagem

A gastronomia local em Porto Alegre merece um capítulo por si só. Devido às fortes influências italianas e alemãs dos imigrantes, a cidade é repleta de restaurantes autênticos com a comida típica de cada região.

Um local que vale a menção é o Mercado Público de Porto Alegre. Lá, os turistas podem buscar pratos típicos, cafés históricos e produtos locais que definem a gastronomia gaúcha. Nos bairros Cidade Baixa e Bom Fim, residem restaurantes e bares tradicionais da cidade, muitos com mesas pela calçada para aproveitar as noites do verão gaúcho, acompanhadas de vinhos, cervejas artesanais e dos melhores cortes de carne da cidade.

Vinícolas próximas para um dia diferente

Para quem gosta de apreciar bons vinhos e visitar seus locais de produção, Porto Alegre é a pedida certa por estar situada muito próxima de regiões vinícolas apreciadas mundialmente na Serra Gaúcha, a uma curta viagem de carro de distância. Cidades próximas como Bento Gonçalves, Garibaldi e Flores da Cunha podem ser visitadas saindo de Porto Alegre em menos de duas horas de viagem.

No verão, essas visitas são muito disputadas pelas paisagens verdes, almoços harmonizados e programações especiais, sendo um roteiro muito valorizado por quem procura se desacelerar do ritmo urbano.

Como organizar um final de semana completo

Um final de semana completo pode começar logo pensando em uma maior liberdade para se locomover na cidade. Pensar na busca por carros para alugar em Porto Alegre pode garantir essa mobilidade livre, além de economizar tempo na locomoção de um local para o outro. No primeiro dia, é importante não deixar de aproveitar o pôr do sol no Parque da Orla, às margens do Guaíba.

Já o sábado pode ser voltado à visita a museus e a um almoço tradicional no Mercado Público. Durante a noite, o ideal é conhecer alguns dos bares na Cidade Baixa ou no Bom Fim.

Por fim, se houver tempo, o último dia pode ser reservado para um bate-volta a uma das dezenas de vinícolas das regiões ao redor, conhecendo a produção local e participando de um almoço com degustação de vinhos que harmonizam com o cardápio.