A temporada 2025/26 entrou na fase mais decisiva e o Bayern Munique já deu uso aos primeiros foguetes, celebrando a conquista do 34.º campeonato alemão da sua história na tarde de domingo, ao vencer o Estugarda (4-2), com direito a reviravolta e um português em destaque. O conjunto bávaro confirmou um cenário há muito traçado e vai, agora, sentar-se no sofá à espera que os restantes campeonatos europeus consagrem os respetivos campeões.
Nesse sentido, o Desporto ao Minuto decidiu olhar para o que se passa em Espanha, Inglaterra, Itália e França, bem como em Portugal, para perceber quem está mais perto de também ser campeão e terminar a época da melhor forma.
Premier League
Em terras de Sua Majestade este fim de semana trouxe de volta o Manchester City à corrida pelo título inglês. O conjunto de Bernardo Silva, Matheus Nunes e Rúben Dias parecia, há um par de semanas, arredado destas contas, mas o tropeção do Arsenal, que ao mesmo tempo está a disputar a Liga dos Campeões, reavivou uma luta que passou a ser a dois.
Por esta altura, são apenas três os pontos que separam Arsenal e Manchester City, sendo que os comandados de Pep Guardiola têm um jogo em atraso. Caso vençam esse mesmo encontro, igualam o Arsenal no topo. O critério de desempate é a diferença de golos, que neste momento é favorável à equipa de Londres.
Próximos jogos do Arsenal: Newcastle, Fulham, West Ham, Burnley e Crystal Palace
Próximos jogos do Manchester City: Burnley, Everton, Brentford, Bournemouth, Crystal Palace e Aston Villa
Classificação atual da Premier League
- Arsenal, 70 pontos (33 jogos)
- Manchester City, 67 pontos (32 jogos)
La Liga
Em Espanha o Barcelona parece lançado para revalidar o título conquistado na temporada passada, contando com nove pontos de vantagem face ao Real Madrid a sete jornadas do fim.
Significa isto que há mais 21 pontos em discussão, sendo que muito em breve haverá lugar a um El Clássico, na 35.ª ronda. Sim, o Barcelona até se pode sagrar campeão na receção ao grande rival.
Em caso (improvável) de igualdade pontual, o confronto direto vai ditar o campeão, sendo que na primeira volta do campeonato o Real Madrid venceu (2-1).
Próximos jogos do Barcelona: Celta, Getafe, Osasuna, Real Madrid, Alavés, Real Betis e Valencia
Próximos jogos do Real Madrid: Alavés, Real Betis, Espanyol, Barcelona, Real Oviedo, Sevilla e Athletic Bilbao
Classificação atual da La Liga
- Barcelona, 79 pontos
- Real Madrid, 70 pontos
(…)
Ligue 1
O último domingo também foi palco de o reavivar das contas pelo título da Ligue 1 graças a Paulo Fonseca. O Lyon surpreendeu ao ir vencer a casa do PSG e fez renascer a esperança do Lens.
Para já, o PSG mantém-se na liderança, com 63 pontos, mais um do que o Lens, sendo que o atual campeão francês e europeu tem menos um jogo disputado, precisamente contra… o segundo classificado.
Próximos jogos do PSG: Nantes, Angers, Lorient, Brest, Lens e Paris FC
Próximos jogos do Lens: Brest, Nice, Nantes, PSG e Lyon
Classificação atual da Ligue 1
- PSG, 63 pontos (28 jogos)
- Lens, 62 pontos (29 jogos)
(…)
Serie A
Em Itália o campeonato parece não fugir ao Inter, que por esta altura soma 78 pontos, mais 12 do que o rival AC Milan, que surge no segundo lugar.
Com mais cinco jornadas pela frente, parece ser uma mera questão de tempo até que a equipa de Chivu faça a festa e destrone o ainda campeão Napoli.
Próximos jogos do Inter: Torino, Parma, Lazio, Hellas Verona e Bologna
Próximos jogos do AC Milan: Juventus, Sassuolo, Atalanta, Genoa e Cagliari
Classificação atual da Serie A
- Inter, 78 pontos
- AC Milan, 66 pontos
- Napoli, 66 pontos
(…)
I Liga
Resta recordar a luta do campeonato português, com o FC Porto a dar mais um passo rumo ao título, também no último domingo, retirando frutos do dérbi de Lisboa, no qual o Sporting perdeu diante do Benfica, e reforçando a liderança com uma vitória caseira contra o aflito Tondela.
Os dragões têm 79 pontos, mais sete do que o Benfica e oito do que o Sporting que, refira-se, ainda tem um jogo em atraso. Restam apenas 12 pontos em discussão, mas por esta altura o título parece estar mesmo a caminho do Dragão…
Próximos jogos do FC Porto: Estrela da Amadora, Alverca, AVS e Santa Clara
Próximos jogos do Sporting: AVS, Tondela, Vitória SC, Rio Ave e Gil Vicente
Próximos jogos do Benfica: Moreirense, Famalicão, Sp. Braga e Estoril
Classificação atual da I Liga
- FC Porto, 79 pontos (30 jogos)
- Benfica, 72 pontos (30 jogos)
- Sporting, 71 pontos (29 jogos)
(…)
