
Pela terceira vez em 2025, cidades da Serra de Santa Catarina registraram neve. Com termômetros marcando abaixo de 0 ºC, o fenômeno ocorreu neste sábado (09) em São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema. No Rio Grande do Sul, São José dos Ausentes e Cambará do Sul também tiveram registros de neve.
A menor temperatura mínima foi em Urupema, com -2,04 ºC. Mais ao Sul, em São José dos Ausentes, a mínima de 0,4 ºC foi suficiente para cobrir o chão com flocos brancos. Outras cidades também tiveram registros de chuva congelada. Confira os registros abaixo:
No Paraná, as temperaturas mínimas ficaram abaixo de zero, mas não houve registros de neve ou geadas. Em General Carneiro, a mínima atingiu -1,5 ºC, a mais baixa do sábado. Em Palmas e Guarapuava, os termômetros marcaram -1,2 ºC e valores próximos.
Onda de frio continua no Paraná no domingo
Até a manhã deste domingo (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém dois alertas amarelos que incluem o Paraná. O primeiro alerta indica risco de queda acentuada de temperaturas, que podem diminuir entre 3 ºC e 5 ºC, com possibilidade de novas mínimas negativas no interior do estado.
O segundo alerta aponta risco de geadas. Na capital paranaense, a previsão é de geadas fracas, enquanto nas regiões próximas à fronteira com Santa Catarina, a intensidade pode ser moderada.
Vai nevar no Paraná?
No Paraná, o fenômeno é mais raro devido às menores altitudes das serras. A altitude máxima chega próxima a 1.200 metros, enquanto no Sul do país, altitudes superiores a 1.300 metros são comuns.
Para que a neve ocorra é necessário um sistema de baixa temperatura rigoroso aliado à presença de chuva. Para este fim de semana, apesar da queda nas temperaturas, não há previsão de chuva no Paraná.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.