Tamanho de mochila escolar entregue por prefeitura vira piada na internet

O kit escolar entregue pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Jequié, no interior da Bahia, virou motivo de “piada” na internet por conta do tamanho da mochila em comparação ao tamanho dos estudantes. A “brincadeira” começou após a divulgação de imagens de crianças usando o acessório.

A prefeitura local entregou kits escolares para alunos da rede pública de ensino contendo mochila, estojo, lápis, caneta e borracha. Até aí tudo bem. Só que quando as crianças menores foram experimentar os novos acessórios uma fofura aconteceu: Aparentemente, o tamanho único do apetrecho não foi pensado para as crianças mais novas que… literalmente “cabem” nas mochilas.

A internet não perdoou e a foto da criança já foi compartilhada em grupos do Facebook. “Vocês que não entenderam. Mochila para crianças é na verdade mochila para GUARDAR crianças”, disse uma internauta. Em outro comentário falaram “acho que era para botar as crianças dentro com a cabecinha para fora e alguém levar, porque não é possível”.

O secretário de Educação de Jequié, Roberto Gondim, minimizou o tamanho um tanto quanto desproporcional das mochilas entregues a crianças da rede pública de ensino municipal. De acordo com Gondim, a licitação para compra das mochilas foi fechada antes do término das matrículas e, por isso, o tamanho precisou ser padronizado, o que acabou não contemplando crianças menores. “Tivemos que fazer a licitação antes do quantitativo da matrícula. Mas nenhuma criança de creche vai sozinha para lá. Os pais sempre levam elas e eles que carregam as mochilas”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

“Memes”  circulam no Twitter transformando os alunos em Tartarugas Ninjas e personagens do jogo Mário Bros.

 

 

Prefeitura

A Secretária de Educação da cidade, apesar de reconhecer que o tamanho da mochila é desproporcional, informou que não vai tomar nenhuma providência no momento com relação ao acessório devido à licitação feita pelo governo municipal para a compra das bolsas escolares.

Em nota, o órgão municipal ainda afirmou: “o que chama atenção é que embora digam que é grande para as crianças, ainda seria pequena se usada para abrigar os relatórios contendo os péssimos índices herdados na educação local, que envolvem baixa matrícula, baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), baixo Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) e mais sério ainda, a baixa proficiência dos alunos da Rede Municipal de Ensino”.

Citando que o Ministério da Saúde recomenda que crianças não carregarem mais de 10% de seu peso na mochila, a Secretaria de Educação ironiza e afirma que “parece que não tem como entregar a uma criança de creche uma mochila com tamanho ideal. Acreditamos que crianças de creche, tradicionalmente, não podem e não devem carregar suas mochilas que às vezes contêm roupa, toalha, fralda, merenda etc. Ou será que estas pessoas querem afirmar que os pais de hoje não estão servindo nem pra carregar a mochila de seus filhos?”

Kit

A mochila faz parte do kit escolar entregue para quase 18 mil alunos da rede pública de ensino da cidade no último dia 5 de maio. Além deste material, os estudantes também receberam camisa do uniforme e estojos. Os alunos estavam há quatro anos sem receber fardamento novo.

Internautas brincam com imagem de criança dentro de mochila (Foto: Reprodução | Facebook)

Compartilhe!