Devoção: Participantes do Terço dos homens celebram três anos de encontros

Na noite desta terça-feira  (09) como acontece já há três anos, reuniram-se na Capela São Paulo, de Ubiratã, os participantes do Terço dos Homens, para um momento de oração um pouco diferente. É que na data a equipe estava também comemorando o terceiro ano de atividades. Para tanto foi planejado e executado um jeito diferente de recitar a Oração, com o objetivo de oferecer maiores esclarecimentos sobre a devoção.


Sob a responsabilidade de integrantes que também participam do Cursilho, a recitação do Terço foi mais longa que de costume, com explicações e curiosidades sobre a origem e história desta devoção católica tão comum e tão difusa pelo mundo há tantos séculos. Velas foram colocadas no chão, no formato das contas de um terço, sendo que os participantes acendiam uma a uma, enquanto se rezava quer cada Pai Nosso ou cada Ave Maria. E assim foi desde o começo até o final da Oração.

 

No encerramento ainda um tempo mais de reflexão sobre a importância deste hábito devocional que resiste às mudanças e influências da modernidade, sendo inclusive, objeto de recomendação e exortação dos próprios Santos Padres, como foi o caso do Papa João Paulo II, que em outubro de 2002 instituiu os Mistérios Luminosos, para se contemplar a vida pública de Jesus Cristo, do seu batismo no rio Jordão até à instituição da Eucaristia, na última Ceia do Senhor, justamente antes do seu padecimento, que é o conteúdo meditado nos Mistérios Dolorosos.


Após aquele tempo de oração em clima de muita contemplação, meditação e absorção da espiritualidade mariana, os participantes se reuniram em uma sala aos fundos da Capela, onde se confraternizaram pela passagem da data, com direito a bolo e refrigerante. Dos dezesseis homens que estiveram no dia seis de maio de 2014, quando começou o Terço dos Homens, treze continuam participando, sendo que doze estiveram na comemoração do terceiro aniversário.

O radialista Armando Oliveira Custódio, conhecido como Jabuti, de quem partiu a ideia de se criar o Terço na comunidade, fez algumas considerações sobre aquele momento e até citou como exemplo a pessoa de um dos integrantes, o senhor Lidio Lopes, que sendo talvez o mais idoso dentre todos, tem tido uma frequência constante à Oração.

 


De acordo com explicações apresentadas pelo dirigente do Terço naquela oportunidade, o Terço dos Homens é muito mais antigo que se possa imaginar, tendo surgido ainda no começo do século passado. No Brasil, pelo que se consta, começou numa pequena localidade do Nordeste, por iniciativa de um religioso. Segundo informações levantadas por Luiz Carlos Smanhoto, a difusão da idéia do Terço dos Homens ganhou repercussão quando o assunto chegou ao Santuário de Aparecida e passou a ser imitado por muitas localidades, como é o caso da própria comunidade da Capela São Paulo, de Ubiratã.


Como gesto de partilha, cada participante que prestigiou a celebração do terceiro aniversário do Terço dos Homens contribuiu com algum alimento não perecível, a ser encaminhado para alguma família, como gesto concreto que completa a ação devocional e religiosa. Por compromissos de sua agenda o pároco, padre Elias, não pode participar da comemoração.

Compartilhe!