Presidente Geral dos Vicentinos visita Ubiratã

A Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos), recebeu neste sábado (25), a ilustre presença do presidente geral internacional, Renato Lima de Oliveira. O presidente mundial dos Vicentinos visitou o Lar dos Velhinhos e se reuniu com os membros das Conferências Vicentinas, onde aprofundou o tema de liderança e o significado do carisma vicentino, pautado no testemunho da caridade junto aos mais pobres e em situação de risco social.

 

O Conselho Geral Internacional tem sede em Paris (França), foi fundado em julho de 1839, sob a Presidência do confrade Emmanuel José Bailly de Surcy, 1º Presidente-Geral. A primeira reunião oficial do CGI ocorreu em fevereiro de 1840. O confrade Renato Lima, é o primeiro brasileiro nos quase 180 anos do Conselho a presidir a entidade.

 

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos homens e mulheres dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833 na França por um grupo de jovens universitários católicos com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países.

 

Em seu trabalho caritativo auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas por meio da dedicação de cerca de 800 mil voluntários que forma a SSVP internacionalmente.

 

No Brasil a instituição foi fundada em 1872. São aproximadamente 153 mil membros também conhecidos como confrades (homens) e consocias (mulheres). Aqui em Ubiratã a instituição mantém o Lar de idosos e contato semanal com cerca de 48 famílias em necessidade.

 

Essa atuação foi reconhecida com o prêmio “Direitos Humanos – categoria idosos”, oferecido pelo governo federal e também recebimento em 2013 da Medalha do Mérito Legislativo oferecida pela Câmara dos Deputados.

Compartilhe!