Homem cai em golpe e perde quase 60 mil em Ubiratã

Homem cai em golpe e perde quase 60 mil em Ubiratã

Um homem procurou a Policia Militar de Ubiratã relatando ter caido em um golpe.

Segundo ele, um indivíduo entrou em contato dizendo que era gerente da Agência
da Caixa Econômica Federal e que ele teria sido vítima de um golpe onde R$7.500,00 (sete mil e quinhentos) reais teriam sido subtraídos de sua conta. Disse que ligou para resguardar o cliente e impedir que mais valores fossem subtraídos e orientou para que ele baixasse um aplicativo em seu celular, e marcasse um código que seria enviado.


Após desconfiar, ele foi até a Agência da Caixa Econômica onde descobriu que foram transferidos de sua conta bancária via Pix e TED, valores que somados davam R$59.973,00.

NOTA OFICIAL DA CAIXA

A CAIXA informa que monitora seus produtos e serviços e atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. As informações relativas a tais casos são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à polícia federal e demais órgãos competentes para análise e investigação.

O banco aperfeiçoa, continuamente, seus processos de segurança, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas. Como parte da atuação na prevenção dessas ocorrências, a CAIXA realiza constantemente ações de orientação e esclarecimentos a seus clientes por meio de seus canais de atendimento, sítio eletrônico e redes sociais.

Recomendamos que o cliente esteja atento a qualquer atividade e situação incomum, e principalmente a não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber. Em caso de ligação suspeita em que a pessoa se identifique como empregado CAIXA, o banco recomenda que o cliente desligue o telefone, procure o seu gerente na agência, entre em contato por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0140) ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101.

O banco destaca que não realiza ligações telefônicas solicitando a instalação de aplicativos externos e orienta seus clientes que não insiram usuário ou senha de acesso em sites e aplicativos que não sejam desenvolvidos pela CAIXA. É importante observar que todos os aplicativos da CAIXA disponíveis nas lojas do sistema Android, iOS e Windows Phone possuem como desenvolvedor a Caixa Econômica Federal. 

Destacamos ainda que as operações financeiras realizadas em ambiente digital (Internet Banking, aplicativos CAIXA e CAIXA Tem) são efetuadas somente com credenciais de acesso, tais como usuário e senha, e após o cadastramento de um dispositivo.

Além disso, a CAIXA reforça os principais cuidados a serem observados:

✅ A senha é pessoal e intransferível, não devendo ser divulgada a terceiros;

✅ Não forneça senhas ou dados de acesso em outros sites ou aplicativos;

✅ Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”; 

✅ A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;

✅ A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar;

✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso a terceiros ou em sites ou aplicativos não oficiais, bem como, em ligações telefônicas.

✅ Utilize exclusivamente os canais oficiais do banco para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, login de usuário e senha; 

✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;    

✅ Utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados; 

A Instituição Financeira informa que o processo de contestação é sigiloso e seu resultado é comunicado diretamente ao titular da conta.

Mais informações podem ser consultadas no site do banco na internet www.caixa.gov.br/seguranca, onde o cliente pode pesquisar as principais dicas e orientações de segurança com relação a diversos assuntos relacionados à atividade bancária, entre elas como resguardar senhas e se proteger contra fraudes.


Atenciosamente, 

Assessoria de Imprensa da CAIXA

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