PF cumpre 27 mandados em 3 Estados contra desvios de recursos públicos em Prefeitura

PF cumpre 27 mandados em 3 Estados contra desvios de recursos públicos em Prefeitura

A Polícia Federal, deflagrou na manhã de hoje, 3/12, a *Operação Café Expresso com o objetivo de investigar desvios de recursos públicos, oriundos da União, repassados para a Prefeitura de Pinhalão/PR para aplicação em obras no município. O MPF e CGU colaboraram com as investigações.

Cerca de 75 Policiais Federais cumprem 27 mandados judiciais, sendo 4 mandados de prisão temporária e 23 mandados de busca e apreensão nas cidades de Pinhalão, Joaquim Távora, Pinhais, Tomazina e Umuarama no Paraná, Garça em São Paulo e Varginha em Minas Gerais. As ordens judiciais foram expedidas pela 9ª Vara Federal de Curitiba/PR.

Foram investigados 6 projetos no município, no período de 2010 a 2015, em que houve a aplicação de R$ 13 milhões pela União. Suspeita-se que foram desviados entre 3 e 4 milhões de reais.

Trata-se da fase ostensiva da investigação que busca colher mais evidências dos crimes de fraudes à licitação, peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

*O nome da operação é em alusão à principal atividade econômica da região em que se situa a cidade em que teriam ocorrido os crimes investigados.

Compartilhe!