Iniciado terceiro ciclo do “fumacê” de combate a dengue em CM

Iniciado terceiro ciclo do “fumacê” de combate a dengue em CM

A Secretaria Municipal de Saúde retomou nesta quarta-feira (4) a pulverização acoplada em camionete, popular “fumacê”. É o terceiro de cinco ciclos desse tipo de serviço de combate ao mosquito transmissor da dengue em oito localidades com maiores índices de infestação em Campo Mourão.

A cidade está com mais de 400 casos confirmados da doença e vários suspeitos. A coordenadora de campo do setor de Endemias, Marinalva Ferreira da Luz, explica que o “fumacê” é realizado sempre no início da manhã e fim de tarde, quando há menos corrente de ar. “Os moradores devem deixar portas e janelas abertas, cobrir gaiolas de aves, alimentos, proteger abelhas e trocar a água dos bebedouros de animais”, orienta.

“É bom lembrar que o fumacê mata o mosquito alado. A única maneira de eliminar os focos é não deixar água parada”, reforça a coordenadora.

O município de Campo Mourão, assim como várias cidades da região, vive uma epidemia de dengue e por isso está em vigência decreto de calamidade pública no município. As equipes de Endemias têm realizado uma série de ações, especialmente nos bairros com maiores índices de infestação. Além de eliminação de focos, os agentes notificam moradores reincidentes, que têm prazo para tomarem providências, caso contrário serão multados.

Informações Tásabendo.com

Compartilhe!