Jovens de baixa renda já podem viajar de graça em ônibus e trens interestaduais

Desde a última quinta-feira (31), jovens de baixa renda com idades entre 15 e 29 anos podem viajar de graça em ônibus e trens interestaduais. A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou resolução no Diário Oficial da União regulamentando a concessão da gratuidade.

As empresas de ônibus e de trens são obrigadas a fornecer duas vagas gratuitas e, no caso de os lugares sem cobrança de passagem terem se esgotado, ainda devem reservar mais duas vagas com desconto de 50%.

Só podem ser concedidas gratuidades em ônibus e trens com serviços convencionais.
Para ter acesso à gratuidade, o jovem deve apresentar uma carteira emitida pela Secretaria Nacional de Juventude, que deve ser mostrada junto com documento oficial que tenha foto, como RG ou CNH.

O Bilhete de Viagem do Jovem deve ser solicitado com antecedência mínima de três horas em relação ao horário programado de partida do ponto inicial da linha, mesmo que o jovem embarque no meio do trajeto. A exigência é tanto para gratuidade como para o desconto de 50%.

É importante ressaltar que a isenção ou desconto é somente em relação ao valor da passagem. Taxa de embarque e pedágios devem ser pagos.
A ANTT diz ainda que se houver recusa do benefício por parte das empresas de ônibus ou trens o jovem pode solicitar um documento da transportadora que deve constar a data, a hora, o local e o motivo da recusa.

Compartilhe!