Prefeitura de Campo Mourão decreta calamidade pública por estragos causados pela chuva

Prefeitura de Campo Mourão decreta calamidade pública por estragos causados pela chuva

A prefeitura de Campo Mourão decretou estado de calamidade pública por conta do temporal que atingiu a cidade no final da tarde dessa segunda-feira, 30.

A chuva acompanhada de forte ventania derrubou diversas árvores em vários pontos da cidade, causando muitos estragos e bloqueio de ruas. A rede elétrica também foi atingida e deixou grande parte da cidade no escuro.

Prédios públicos também foram afetados, como escolas e o Paço Municipal que ficou sem energia e internet. Isso porque árvores caíram e atingiram a rede elétrica na avenida Manoel Mendes de Camargo, em frente ao prédio da prefeitura. O grande volume de chuva causou infiltração em vários departamentos do paço municipal danificando equipamentos.

Algumas repartições públicas não terão condições de atender ao público nesta terça-feira. A tempestade causou sérios danos também no cemitério municipal São Judas Tadeu, que vem sendo preparado para o feriado de Finados. O telhado da parte administrado foi arrancado pelo vendaval, e árvores caíram sobre túmulos.

Equipes das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Ação Social, Mobilidade Urbana, Copel e Corpo de Bombeiros, saíram às ruas assim que a chuva deu uma trégua para iniciar o levantamento dos estragos e atender as principais ocorrências.

No entanto, algumas ruas bloqueadas por árvores serão interditadas e a limpeza só deverá ser feita amanhã. “São muitos pontos com árvores caídas, por isso faremos a interdição de algumas ruas nesse primeiro momento para evitar acidentes e o trabalho de remoção será realizado nesta terça-feira”, disse o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ireno Reis Pereira, que também coordena a Defesa Civil.

Segundo ele, equipes da Secretaria de Ação Social percorreram a periferia para identificar se há famílias desabrigadas ou desalojadas devido ao temporal. “Ainda não é possível fazer um balanço concreto dos estragos”, afirmou.

O coordenador geral da prefeitura, Sérgio Henrique dos Santos, disse que todos os esforços estão sendo feitos para tentar normalizar e recuperar os estragos que o temporal causou na cidade.

“O próprio prefeito Tauillo cancelou sua agenda, em Curitiba e está retornando a Campo Mourão para acompanhar de perto os trabalhos das secretarias. As equipes de trabalho estão todas empenhadas, a Codusa preocupada com a situação das estradas rurais, e a Saúde e Educação mapeando seus espaços públicos para que o atendimento à população possa ser retomado o mais breve”, declarou Santos.

Ainda segundo ele, nesta terça-feira, 31, várias frentes de trabalho estarão nas ruas, empenhando todos os esforços para minimizar os estragos e fazer com que a cidade retome as atividades o mais próximo da normalidade.

Compartilhe!