Depois de ficar conhecido pelo desaparecimento no Pico Paraná, Roberto Farias Tomaz, conhecido como Betinho, foi convidado para participar da campanha de conscientização pela doação de órgãos. O jovem foi chamado pelo Governo do Paraná e participou da ação como voluntário, sem cobrar nada.
Roberto se perdeu durante a descida da trilha do Pico Paraná no dia 1º de janeiro. As buscas mobilizaram equipes especializadas e voluntários. Após cinco dias, ele foi localizado em uma fazenda na região do Cacatu, depois de caminhar cerca de 20 quilômetros sozinho pela mata.
A campanha criada pela Secretaria da Comunicação reforça que a doação de órgãos é um ato de solidariedade e deve ser comunicada à família. “Não abandone quem mais precisa”, afirma Betinho no vídeo.
“Essa campanha está direcionada ao compromisso de doação das pessoas, mas reforça que o Paraná é um estado que tem um sistema preparado para fazer o traslado dos órgãos para acelerar as doações”, afirma o diretor de Publicidade da Secom, Willian dos Santos Silva.
Doação de órgãos no Paraná
O Paraná é referência nacional na doação de órgãos. De acordo com Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), elaborado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Paraná registrou 42,3 doadores por milhão de habitantes em 2024. Esse resultado representa mais que o dobro da média brasileira, de 18,6 doadores.
O Paraná também já registrou 17 doações de órgãos nos primeiros dias de 2026, possibilitando a realização de transplantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e garantindo nova chance de vida a pacientes que aguardam na fila. Foram doados fígado, rins e córneas, que beneficiaram cerca de 41 pessoas no Paraná e cinco de outros estados.
O desempenho do Paraná se apoia em uma das estruturas mais completas do país. Essa estruturação conta com quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), em Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba; 70 hospitais; 34 equipes transplantadoras de órgãos e 72 de tecidos; cinco laboratórios de histocompatibilidade e três de sorologia, além de três bancos de tecidos. São cerca de 700 profissionais especializados envolvido.
Outras campanhas
Essa não é a primeira campanha que Betinho participa após o episódio no Pico Paraná. Recentemente o jovem foi a estrela de uma postagem no Instagram feita pela HBO Max sobre a série “O Cavaleiro dos Sete Reinos”, lançamento do streaming, spin-off do sucesso Game Of Thrones.
O jovem também se tornou o rosto de uma campanha publicitária do Burger King nas redes sociais. O vídeo usou humor para contar uma história que ganhou repercussão nacional.


