2 milhões de usuários caem em golpe que promete temas de futebol para Whatsapp

Desde os remotos tempos do Orkut, golpes que prometem mudar a cor de redes sociais fazem vítimas na internet. E, desta vez, foram cerca de 2 milhões de usuários enganados. A promessa? A possibilidade de personalizar suas versões do WhatsApp com temas de times de futebol. O que está acontecendo agora é que os usuários estão recebendo mensagens de algum contato ou grupo oferecendo a oportunidade de mudar a cor dos seus aplicativos com os temas do seu time preferido. Tudo o que eles precisam fazer é clicar em um link.

A mensagem padrão começa com o texto “Que legal! Personalizei o fundo do meu Whatsapp com o tema do time X” e é seguida por uma lista de vários times, entre eles São Paulo, Chapecoense, Santa Cruz e Palmeiras. Para cada um há um link que deverá ser escolhido.Quando clicam, os usuários são levados a uma página onde precisam se inscrever em um serviço de SMS pago e fornecer dados pessoais, como nome e número de telefone.

Além disso, para validar o tema, é necessário compartilhar o serviço com 8 amigos ou grupos no WhatsApp, para então personalizar o mensageiro.Como resultado, os torcedores acabam assinando, ainda que sem querer, algum serviço para mobile e não obtêm nenhum tema para personalizar o aplicativo.

Algo que nem sequer existe atualmente!Ao todo, torcedores de mais de 15 clubes já foram enganados, entre eles estão cerca de 400 mil torcedores do Flamengo, 382 mil fãs do Palmeiras e mais de 358 mil corintianos.Considerando que, atualmente, o WhatsApp tem cerca de 100 milhões de usuários no Brasil, falar em 2 milhões de pessoas caindo neste golpe é um número bastante impressionante.Por isso, se você receber algum convite como esse, não clique! Provavelmente é golpe!

Compartilhe!