Primeiro brasileiro na Maratona Internacional de Assunção é ubiratanense

No último domingo dia 25 de agosto foi realizada a 10ª Edição da Maratona Internacional de Assunção no Paraguai.

A prova já virou uma tradição na capital paraguaia e neste ano de 2019 bateu o recorde de inscrições chegando a mais de 3.000 atletas de vários outros países da América do Sul, entre eles o Brasil.

E entre os brasileiros, o maratonista ubiratanense Claudemir Ferreira, popularmente conhecido como Tutta, esteve presente na prova e fez uma excelente participação. Segundo relatos do atleta, houve alterações no percurso para a edição deste ano deixando-o com menos subidas o que favorece bastante para tempos mais rápidos.

Tutta, disse ainda que só não teve um melhor desempenho porque havia muito vento contra na Avenida Costanera, ao lado do Rio Paraguai e isso dificultou bastante, pois mais de um terço do percurso passava por ali. Mas, apesar das dificuldades neste trecho, o ubiratanense completou os poucos mais de 42 quilômetros da prova com o tempo de duas horas, 44 minutos e 51 segundos e obteve a quinta colocação na classificação geral.

Tutta foi o melhor brasileiro na Maratona. À sua frente apenas três paraguaios e um argentino. ” – Apesar de ser um atleta amador, posso considerar que esta foi a maior conquista já alcançada em toda a minha carreira de quase 20 anos de atletismo. E isso tudo eu devo um pouco a cada um que me ajuda ou que já me ajudou de alguma forma. Começando lá atrás, no início dos anos 2.000 com o incentivo do amigo Ricardo ‘Kanu’, depois em 2008 e 2009 com as orientações do Luiz Carlos Smanhoto que foi meu treinador por esse tempo e também aos parceiros e patrocinadores ao longo destes quase 20 anos que me dedico ao atletismo.

Pois, os incentivos, apoios e patrocínios acaba motivando e muito nos treinamentos diários e consequentemente em buscar melhores resultados nas competições.” – relata o atleta que tem mais de 90 pódios em sua carreira, 13 só neste ano de 2019 em 13 competições disputadas ao longo destes primeiros oito meses. Tutta finaliza agradecendo a Secretaria Municipal de Esportes de Ubiratã pelo patrocínio dado a esta prova. À Academia Boa Forma pelo apoio na parte de fortalecimento muscular e ao Ubiratã On Line pela divulgação.

Compartilhe!