Ministério Público do Paraná busca solucionar extrajudicialmente cargos comissionados irregulares em quatro municípios da comarca de Goioerê

Ministério Público do Paraná busca solucionar extrajudicialmente cargos comissionados irregulares em quatro municípios da comarca de Goioerê

O Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Goioerê, buscou resolver extrajudicialmente a situação de servidores comissionados irregulares nos quatro municípios da comarca – além da sede (Goioerê), Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre D’Oeste. A iniciativa decorreu de inquérito civil que constatou haver cargos em comissão em situação ilegal em todos eles. Ao todo 29 servidores dos 3 municípios deverão ser exonerados até o mês de novembro. Em Goioerê não ouve acordo e o MP ajuizou ação civil publica, requerendo a exoneração de 96 servidores.

Diante disso, o MPPR firmou termos de ajustamento de conduta com os municípios de Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre D’Oeste para que os cargos comissionados obedeçam ao regramento constitucional, ou seja, sejam ocupados somente por servidores que exerçam as atividades de direção, chefia e/ou assessoramento.

Os Municípios comprometeram-se a exonerar os servidores em situação ilegal, com a respectiva extinção dos cargos, além de assumirem o compromisso de não criarem e nomearem servidores nas mesmas hipóteses irregulares. Deverão ser exonerados, até 30 de novembro de 2023, 16 servidores em Quarto Centenário, 8 servidores em Moreira Sales e 5 servidores em Rancho Alegre D’Oeste.

Ação judicial – Quanto ao município de Goioerê, a composição extrajudicial foi recusada, motivo pelo qual a Promotoria de Justiça ajuizou ação civil pública, com pedido liminar requerendo a exoneração imediata de 96 servidores em situação ilegal. A ação foi ajuizada nesta segunda-feira, 24 de abril, e está pendente de análise pela Vara da Fazenda Pública da comarca.

Compartilhe!