Gêmeos siameses nascem em parto raríssimo no Paraná

Gêmeos siameses nascem em parto raríssimo no Paraná

O parto de gêmeos siameses ocorreu no Hospital do Rocio, em Campo Largo (PR), na quarta-feira (27). Os irmãos nasceram saudáveis durante uma cesárea de alta complexidade e pesaram juntos 3,360 kg.

CLIQUE AQUI: SIGA O PORTAL UBIRATÃ ONLINE NO INSTAGRAM E FIQUE BEM INFORMADO

De acordo com a médica Marina Nunes Machado, responsável pelo parto, o modo como os irmãos estão unidos torna o procedimento raríssimo. Os dois estão ligados pelo sacro, osso de formato triangular que fica na base da coluna vertebral, perto das nádegas.

“Gêmeos idênticos são provenientes de um único ovo, que acaba se dividindo. Quando essa divisão não ocorre completa, acabam ficando unidos por alguma parte. O mais comum são os unidos pelo esterno, osso que temos no meio do tórax. Nesse caso, eles eram unidos pelo sacro, o que torna o caso ainda mais raro”, comenta.

A pedido da família, as identidades e detalhes médicos dos bebês serão mantidos sob sigilo. No momento, eles estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passam bem.

Conforme informou a médica, em muitos casos, os bebês nascem mortos ou evoluem para abortos nos primeiros meses da gestação. Os neurologistas irão avaliar o quadro clínico, mas não sabem se haverá a possibilidade de separá-los. Em nota, o hospital comunicou que está comprometido em oferecer o tratamento adequado para os recém-nascidos, garantido o bem-estar dos pacientes.

“A equipe de médicos, cirurgiões e especialistas em saúde está trabalhando em estreita colaboração para avaliar a situação dos bebês e determinar o plano de tratamento mais adequado para eles. Estamos comprometidos em oferecer todo o suporte e cuidado necessário para garantir o bem-estar dos gêmeos siameses.”

Compartilhe!