Mãe confessa assassinato de filho adolescente e depois muda versão dos fatos

Uma gerente de supermercado de 32 anos foi presa na quarta-feira em Cravinhos, no interior de São Paulo, depois de confessar ter matado o próprio filho de 17 anos a facadas no fim do ano passado.

A suspeita da polícia é que o crime teria ocorrido após uma briga entre os dois. O padrasto do jovem, que ajudou a levar o corpo até um canavial e depois colocou fogo no local, também foi preso.

À Polícia Civil, Tatiana Lozano Pereira teria afirmado que o filho dela, Itaberli Lozano Rosa, teria ameaçado a ela e ao padrasto, Alex Pereira, bem como ao filho de quatro anos do casal.

O jovem, ainda segundo a primeira versão da mãe, teria envolvimento com drogas. A versão é negada por familiares do menino, que afirmam que a mãe não aceitava a orientação sexual do filho, que era gay, e que essa pode ter sido a causa do crime.

Os dois foram indiciados por homicídio doloso, quando há intenção de matar, duplamente qualificado, por motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima, além de ocultação de cadáver.

Se condenados, estão sujeitos a uma pena que pode chegar a 33 anos de prisão. A mulher foi enviada à cadeia de Cajuru e o padrasto está no Centro de Detenção Provisória de Ribeirão Preto.

A Polícia Civil informou ainda que não descarta a participação de outras pessoas no homicídio e que irá esperar os resultados da perícia para determinar as linhas de investigação.

Procurado, o advogado Fabiano Ravagnani Junior, que representa Tatiana e Alex, informou que já pediu à Justiça um habeas corpus para tirá-los da cadeia e que irá alegar legítima defesa.

“Ela foi ameaçada e, para se defender e para defender sua família, acabou esfaqueando o filho. Não houve intenção de matar, apenas de se defender”, disse.

2ª Versão da Mãe

Na noite desta quinta-feira (12), Tatiana Ferreira Lozano Pereira, de 32anos ,mudou a versão do crime em novo depoimento. Responsabilizou três pessoas – dois rapazes e uma adolescente.

No depoimento de cerca de 40 minutos, Tatiana disse que os três chegaram à noite em sua casa no dia 29 de dezembro e perguntaram se o jovem estava lhe “dando muito trabalho” e se precisava de um “corretivo”.

Ela disse que sim, segundo o depoimento, dizendo-lhes que não deixassem o filho machucado. O trio então esperou Itaberly chegar em casa, segundo ela, e entrou no quarto da vítima vestindo capuzes. Somente a adolescente foi identificada por ela. Os outros dois, Tatiana disse desconhecer.

A mãe disse que saiu de casa neste momento, mas que ouviu o pedido de ajuda do filho. “Mãe, vou morrer”, gritou o jovem, segundo depoimento da mulher à polícia. Vinte minutos depois, ela voltou para o interior da casa e se deparou com o filho morto, disse.

Desesperada e com medo de ser culpada pela polícia, segundo seu depoimento, ela teve a ideia de ocultar o corpo. Foi aí que ela acordou o marido, padastro de Itaberly, que a ajudou a enrolar o cadáver em um edredom, jogar em um canavial e atear fogo, para sumir com as impressões.

Apesar do novo relato, Tatiana não soube explicar os motivos de não dar o nome dos três suspeitos do crime. Segundo o delegado Eduardo Librandi Junior, que investiga o caso, ela preferiu ser mantida presa, mesmo com as garantias de guardar a sua vida com ajuda policial.

Sem queixa

Itaberli, que morava com a avó paterna, foi morto em 29 de dezembro durante uma visita que fez à mãe. O corpo dele foi encontrado pela polícia em 7 de janeiro, dois dias antes de a família registrar um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento.

Foi a avó paterna do menor quem procurou a Polícia Civil e fez a denúncia. Através de objetos pessoais, a polícia ligou o corpo encontrado dois dias antes com a queixa de desaparecimento e confirmou a identidade do adolescente por meio de objetos pessoais que estavam próximos ao corpo.

O comportamento da mãe, no entanto, que insistia em alegar que o filho deveria estar com amigos, chamou a atenção dos policiais, que passaram a encarar Tatiana como a principal suspeita pelo crime.

Segundo a Polícia Civil, ontem ela confessou o crime.

Aos policiais, ela disse que o filho começou a utilizar drogas e que teria ameaçado o filho do casal, de quatro anos, além de dizer que iria matá-la. Nesse momento, ela teria esfaqueado o jovem.

Segundo ela, o padrasto estava dormindo e não presenciou o crime, mas foi acordado pela mulher e ajudou a levar o corpo do local do crime, enrolado em um edredom, para desová-lo em um canavial.

Ainda de acordo com a polícia, Tatiana admitiu também que foi dela a ideia de colocar fogo na área para que o corpo não fosse identificado.

Mãe não aceitava

A reportagem do UOL falou com Dario Rosa, tio do menino. Ele negou que Itaberli tivesse qualquer contato com drogas e que acredita que o fato de ele ser gay foi o motivo principal para a ação da mãe.

“A família desconfiava, alguns sabiam mesmo, mas ela nunca aceitou. Ele tinha emprego, era muito educado, nunca brigou com ninguém. Só tinha problemas com a mãe, que não aceitava que ele era homossexual”, contou.

Rosa contou ainda que o menino tinha passado a morar com a avó paterna logo depois do Natal e que saiu de casa no dia 29 após receber uma ligação da mãe. “Ele falou com ela e foi até lá. Quando ele não voltou, minha mãe procurou a Tatiana e perguntou por ele, mas ela disse para ela não se preocupar que ele deveria estar na casa de algum amigo”, contou.

O tio do menor espera, agora, que a Justiça seja feita. “Uma mãe tem que amar o filho, não matar. A família está dilacerada, vai ser difícil nos recuperarmos”, disse.

Questionado, o advogado do casal informou que a mãe nega qualquer relação entre a opção sexual do filho e o crime. “O problema que ela teve com ele foi as ameaças que ele fez e o comportamento por causa da droga. Ela tem fotos com ele e amigos gays, mas ele mudou por causa da droga e passou a ameaçar a todos”, disse.

Fonte: Uol

Compartilhe!