Vice-prefeito é afastado em investigação de fraude de licitação no PR

Vice-prefeito é afastado em investigação de fraude de licitação no PR

https://www.instagram.com/p/C38FoSQuqiG/?igsh=MWpoZm4xbG5mMGw2dA==

https://www.instagram.com/p/C38FoSQuqiG/?igsh=MWpoZm4xbG5mMGw2dA==

A Polícia Federal deu início, na quinta-feira (29) em Curitiba e Colombo, à operação “Liber”, visando desarticular uma estrutura criminosa suspeita atuante em direcionamento de licitações e sobrepreço de livros infantis. O objetivo da operação foi o de reunir informações, de identificar os envolvidos e de interromper suas atividades ilícitas.

A operação mobilizou mais de 20 policiais federais, que cumpriram sete mandados de busca e apreensão em locais estratégicos. Os crimes investigados incluíam corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, fraude à licitação e lavagem de capitais.

Segundo a Polícia Federal, Alcione Luiz Giaretton (Republicanos), vice-prefeito e secretário de educação de Colombo, foi afastado das funções.  

O termo “Liber”, de origem latina e significando “livro”, foi escolhido como nome da operação por representar o meio pelo qual os agentes criminosos buscavam seu enriquecimento ilícito. Utilizavam a compra fraudulenta de livros infantis como fachada para desviar recursos públicos.

As penas previstas para os envolvidos, se condenados, somavam mais de 33 anos de prisão, demonstrando a gravidade dos delitos investigados.

A operação Liber representa um marco na luta contra a corrupção, enfatizando o compromisso da Polícia Federal em combater a criminalidade e proteger os recursos públicos.

ATUALIZAÇÃO

  • Arma de fogo apreendida com registro vencido.
  • Sequestro de mais de R$ 2 milhões, veículos e imóveis.
Compartilhe!